domingo, 13 de fevereiro de 2011

O BONDINHO DE FORTALEZA


Praça da Estação - Arquivo Nirez

O sistema de transporte coletivo de Fortaleza tem seu início em 1875 com o contrato para assentamento dos trilhos do bonde de tração animal que começou a funcionar em 1880 com 4210 metros de linha que foi gerida pela Companhia Ferro-Carril do Ceará. Em 1911 é iniciada as obras da firma The Ceará Tramway Light & Co. Ltd. que adiguiriu a antiga companhia. Em 1913 foi inaugurado o sistema de bonde elétrico de Fortaleza que foi expandido para vários bairros alcançando 20 km de linhas, operando com 53 bondes até 1947, quando foi desativado como forma de priorizar a produção da energia elétrica para o uso particular.

Quer dizer que um Serviço Público coletivo, que ainda nos seria muito útil nos dias de hoje, foi desativado para atender ao interesse privado. Coisa típica dos governantes pátrios que atuam assim, em detrimento daqueles mais pobres por quem são eleitos!

Também existiram sistemas de bondes na Parangaba e Messejana. O trem que ligava o centro de Fortaleza com Messejana era gerido pela Rede de Viação Cearense e foi desativado em 1931, quando foi inaugurada uma estrada que atualmente é a BR 116. Parangaba tinha bondes desde 1894 quando foi fundada a "Companhia Ferro Carril de Arronches". A linha da Parangaba fechou em 1918 e não chegou a ser eletrificada funcionando somente em tração animal.

Extraído de verbete da Wikipédia, editado por Alexandre Figueiredo

Um comentário:

  1. Alexandre, nos brinde com mais histórias desta e de outras terras queridas.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir